quarta-feira, 3 de março de 2010

MORDAÇA (Poesia)

Nascemos amordaçados
Embora abramos a boca, aos berros, ao sair da barriga da vida
A mordaça circunda o coração
Mas não os lábios
E comprime,
Impede,
Estrangula o que sentimos,
O “eu” que realmente nos anima

E assim,
Com uma mordaça cardíaca,
Imunda,
Espessa,
Apertada,
Crescemos em coma induzido,
Vigiado
O silêncio ao que realmente somos é o pacto
Que, antes de nascermos, o mundo trava conosco
Ainda que à nossa revelia

Nascemos em estado inconsciente de nós
Em latência amarga de amor próprio
Sob a placa de proibição e acesso restrito:
O amor ao outro também é rotulado
E amar o igual ostenta as placas de “impróprio”,
“Anormal”,
“Abominável”,
“Inconcebível”
Carregar estes letreiros é o passaporte,
O vale,
A senha para nos tornamos parte desse mundo
Que possui consciência própria e a única julgada digna
Mas que hoje, sob a lente da inteligência e o crivo da crítica, me enoja
Eu rasguei a mordaça sob a qual sucumbia minha vida
O preço, pago dia a dia
Eu posso!
A moeda é a coragem, não a rebeldia
E a recompensa é um coração que fala
É um coração que bate
É um coração que cita:
“Amai o próximo como a si mesmo”
E não há gênero,
Não há lei,
Não há regra,
Não há farsa,
Não há sexo
Não há mordaça que restrinja um amor genuíno
Eis o segredo que a mordaça inibia
E sob o qual meu coração sempre bateu
Ainda quando em coma induzido,
Vigiado,
Enforcado pelo nó da hipocrisia.

2 comentários:

Safira disse...

Pois e, Marina. Vivemos numa sociedade hipocrita e de valores torcidos. Amordacados,somos muitos, e para os poucos que conseguem fugir a regra;os olhares criticos e crueis de quem nao tem coragem de explorar outros universos.
O preconceito mastiga, engole e digere aos homens, expelindo-os, em formato de merda.

Blablabla disse...

Caramba... Acabo de conhecer o seu blog e já me encantei com essa poesia. Sinceramente? Profunda, reflexiva e bastante direta... Parece que nascemos em um mundo que está pronto para sufocar a nossa essência, as nossas verdades. Te confesso que me identifiquei de verdade, viu? Está de parabéns!